Braga e Santarém realizaram encontros regionais

«<i>Avante!</i> por um PCP mais forte»

As organizações regionais do PCP de Braga e Santarém realizaram, no fim-de-semana, encontros regionais de quadros para debater o reforço da organização e intervenção do Partido em 2009.

O reforço do Partido é fundamental para enfrentar a actual situação do País

Para os comunistas de Braga, que realizaram o seu encontro no sábado, em Vila Nova de Famalicão, o reforço do Partido é «a questão central para ser possível dar a resposta necessária à actual situação e às inúmeras tarefas com que estamos confrontados». Este reforço deve ser assumido como uma «tarefa diária» e deve responsabilizar todos os militantes.
No encontro ficou decidido que, em todas as organizações, se deveria aproveitar o momento em que estão a ser traçados os planos de actividades e orçamentos para se definir os planos de trabalho e objectivos específicos com vista ao reforço do Partido. E aprovou-se um conjunto de orientações centrais, a serem depois desenvolvidas pelas organizações.
A reflexão sobre as questões de direcção foi uma delas. Neste caso, há que ter em conta as batalhas políticas e sociais, «avaliando as recomposições e acertos necessários para preparar o Partido para as mesmas». O alargamento da difusão do Avante! e de O Militante, responsabilizando mais militantes pela sua venda, foi outras das prioridades assumidas no encontro.
A responsabilização de mais e novos quadros, com o «necessário acompanhamento», foi também considerada fundamental. É necessário ter audácia, mas também há que levar em linha de conta as necessidades do Partido e as características e disponibilidade dos quadros.
Quanto ao reforço da organização do Partido nas empresas e locais de trabalho, o encontro realçou que é aí que, cada vez mais, «as batalhas decisivas serão travadas». Logo, «é aí que precisamos de intervir organizadamente». Valorizando os passos entretanto dados, os quadros comunistas de Braga consideram necessário regularizar o funcionamento das células existentes e criar novas células.
A dinamização das organizações de base, o recrutamento, a ligação às massas, a propaganda e os fundos são outras das frentes onde importa reforçar o trabalho partidário, consideram os comunistas de Braga.

Santarém

No mesmo dia, cerca de 130 quadros comunistas do distrito de Santarém reuniram-se para debater o plano de actividades para 2009 e definir as principais linhas de acção para o reforço do Partido. Octávio Augusto, da Comissão Política, deu início aos trabalhos, enquadrando a situação social e política em que decorrerá a actividade partidária durante o ano.
Do debate sobressaiu a necessidade do Partido dar particular atenção à mobilização dos trabalhadores e de outras classes e camadas afectadas pelas políticas de direita. Até porque, consideram os comunistas de Santarém, existem excelentes condições para reforçar a influência do Partido, que é mais ouvido, compreendido e aceite.
Foi também decidido prosseguir o esforço de reforço da organização partidária. Para tal, há que recrutar novos militantes e intensificar a presença do Partido nas empresas e locais de trabalho. O número de militantes organizados por local de trabalho duplicou nos últimos anos no distrito – a célula dos ferroviários foi reforçada e criou-se uma célula na Renova.
A responsabilização de novos e mais quadros e a sua integração em organismos foi outra das linhas traçadas, para além da continuação da venda organizada do Avante!. A venda regular aumentou e as vendas especiais à porta das empresas têm tido excelentes resultados, pelo que devem ser continuadas.
Num ano marcado por três actos eleitorais, os comunistas de Santarém decidiram empenhar-se na dinamização das estruturas locais da CDU e na elaboração de planos de trabalho visando as três eleições. As listas para as eleições autárquicas deverão ficar constituídas até ao final do mês de Maio. Para o dia 4 de Abril, ficou marcado um encontro distrital da CDU.



Mais artigos de: PCP

Combater a resignação

No comício realizado no dia 17, em Alpiarça, Jerónimo de Sousa denunciou o agravamento da situação do País e reafirmou a convicção de que é necessária uma ruptura com a política de direita.

Propostas necessárias

A campanha nacional «Sim, é possível uma vida melhor!» foi lançada, no dia 15, no distrito de Braga pela Organização Regional do Partido. Considerando que a política do Governo, aliada à crise do capitalismo, está a «mergulhar o distrito numa...

Ludgero Pinto Basto

Ludgero Pinto Basto nasceu em 13 de Janeiro de 1909, em Felgueiras e foi dirigente do Partido nos anos 30 do século passado. Eram tempos de consolidação do regime fascista em Portugal, que se assemelhava aos que vigoravam em Itália e, mais tarde, na Alemanha.O PCP começava a reagir e, na conferência de Abril de 1929, que...

Aprender sempre

Prosseguem, um pouco por todo o País, as sessões de apresentação do tomo II das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. No dia 17, na Baixa da Banheira (concelho da Moita), José Casanova, director do Avante! e membro do Comité Central, apresentou a obra, perante 60 pessoas,...

Uma jornada heróica que anima a nossa luta

O 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande foi«a primeira grande acção de massas contra o fascismo» e, 75 anos decorridos, «continua a ser uma jornada que se projecta na luta dos nossos dias», disse Jerónimo de Sousa no comício que o PCP realizou, sexta-feira, 16, para evocar o heróico levantamento do operariado e do povo marinhense.

Sócrates em recauchutagem

O primeiro-ministro fez «a mais espantosa operação de recauchutagem política e ideológica», comentou o secretário-geral do PCP, ao intervir anteontem, à tarde, numa sessão, em Lisboa, no âmbito da campanha «Sim, é possível uma vida...